You are currently viewing Com qual idade devo começar a estudar música?

Com qual idade devo começar a estudar música?

“Você não acha que meu filho é novinho demais pra começar a estudar música agora?”, foi o que a mãe de um futuro aluno me indagou durante a confraternização do 3º Recital Avaliativo ELI. Não se passaram 3 minutos dali e uma senhora no auge dos seus 60’s me questiona: “Será que consigo aprender a tocar alguma coisa nessa idade?”. A resposta a estas perguntas me parecia tão óbvia, que achei que as pessoas que me interrogaram estavam brincando. Logo percebi que o que estava claro para mim, estava obscuro para elas. Refletindo melhor, entendi que minha convicção da reposta a este assunto advinha do acesso que obtive à informação e à educação musical. A maioria das famílias brasileiras não tem acesso a educação musical, como também não lê livros ou revistas científicas sobre o assunto “iniciação musical”. Tendo em vista a situação e sob o propósito de ampliar o acesso a informação, decidi escrever este post.

Indo direto ao ponto, a resposta à questão exposta no título deste post é: QUANDO VOCÊ COMEÇA A OUVIR. Depreende-se então que a partir da gestação a criança deve começar o processo de educação musical. Obviamente, que a forma de ensinar é peculiar. A mãe é a primeira professora de música da criança. Se ela é desafinada, muito provavelmente, sua criança também será. Daí julgar-se com equivalência de prioridade a importância da formação musical dos pais. O ambiente familiar, por ser mais constante na vida da criança, tem maior impacto na musicalidade da criança do que o ambiente escolar. A célebre e famosa educadora musical argentina Violeta Hemsy de Gaiza, em seu livro La Iniciacion Musical del Niño no capítulo VI, descreve em 14 páginas o que este post apenas introduz. Veja uma de suas citações a respeito da influência do ambiente familiar da criança:

“Este ambiente en el que vive y se desarrolla el niño constituirá un factor decisivo en el desarrolllo de su sensibilidad y también de su oído y su futura musicalidad”.

GAINZA, Violeta

É praticamente uma unanimidade entre os educadores musicais que famílias musicais geram bons músicos. Você acha que Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Michael Jackson ou Mariah Carey vieram do nada? Pesquise sobre a família dos grandes nomes da música e você entenderá. Proponho a você que responda a seguinte pergunta nos comentários deste post: Qual a formação musical da mãe de Mariah Carey, Patricia Hickey? Fique à vontade para comentar mais de suas descobertas. Para ilustrar o que digo neste parágrafo, assista o vídeo da família Wilson a seguir:

Mas e as pessoas mais velhas?

A maioria dos músicos mais icônicos do planeta já passaram dos 40. É o tempo de experiência com a música que te torna um bom músico. Quanto antes começar a estudar música melhor! Se hoje estou com 60 e começar a estudar agora, quando tiver 61 serei melhor do que antes. É necessário persistência e paciência. Os percursos para o êxito variam, pois cada fase da vida propõe vivências complementares.

Finalmente, quero te jogar essa bomba: Se ainda não estuda música, você tem que começar agora! Sua musicalidade afeta o mundo e o mundo precisa de mais harmonia e afinação. Estude música e também coloque sua família para estudar. Clique no link abaixo e preencha o formulário de interesse para estudar música com a gente!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeyetJYnOw-Li54OFgbH3OdDhgiYax5SEGJsgFnuM9cqirBg/viewform?usp=sf_link

Deixe um comentário